Bem vindo(a) a Rasgos de Demência !!!!!!!

O blog onde pode vir desanuviar, e suspirar de alívio ao constatar que não é o único demente por aqui....

...beba um vodka preto e relaxe nas poltronas de veludo...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Rasgos Vs. Demência

Rasgos diz:

Para quando mais "cacau" na minha conta?
Para quando a publicação de tão preciosos e íntimos poemas?
Para quando um País onde se possam registar obras (sejam de que tipo forem: textos, música, etc) onde não se tenham de pagar os olhos todos que temos por aí no nosso corpo?
Para quando o reconhecimento devido a tantos grandes artistas anónimos que temos, mas não possuem um sobrenome possante, ou não têm o capital necessário para se projectarem artísticamente?
Para quando as mudanças terminadas?
Para quando... Estou farta de perguntas sem resposta imediata!!! Acabou!

Demência responde:

1 - Contactar agência Vip de acompanhantes (mas mesmo VIP!!)
2 - No fim do mês... ou não
3 - Senta-te, melhor deita-te à espera disso...
4 - Quando alguém inteligente e com posses para isso se decida a olhar para outro lado sem ser para o seu próprio umbigo, terás o começo de toda uma revolução/limpeza (limpeza em alguns casos) na história artística
5 - Outra vez a mesma pergunta??!! Caráitasssss!!!!!!!!! Mexe-te mais e fala menos!
6 - Estava a ver que não...

E agora já chega, que estas batalhas internas são muito cansativas...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

HAHAHAHAHA


A importância do humor na minha vida: toda!


É como que vos digo, significa absolutamente tudo, se estiver bem humorada e pronta p'rá rambóia, fujem, fujem, óhoooo!! Acho tão precioso, sabermos rir, fazermos rir e rirmos, às vezes até de nós próprios, acho tão importante como respirar... acho que no meu caso enquanto me rio não respiro, tamanha é a importância que dou à galhofa!


Como vêm "acho" muita coisa..


Nada como uma boa gargalhada, quando se está na fila interminável do Minipreço da Damaia, ou na repartição de Finanças de Queluz, ou até mesmo no antro de vírus das Urgências do Hospital Fernando da Fonseca (aka Hospital Amadora-Sintra).


Enfim rir é o remédio.. aliás, a cura para quase todas as doenças, em especial para os hipocondríacos! Esses deveriam rir-se da sua demência, mais do que todos nós dementes famosos na praça d'alegria (quotidiano)!


Há quem diga que "quem canta seus males espanta", pois vos digo que não é bem assim, penso que seja "Quem ri, bem pode gritar:Os olhos abri!", até porque como diz uma querida amiga: "Hoje está um dia fantástico! Lá lá lá lá lá lá", passo a explicar, riam-se desalmadamente, e abrirão os olhos para coisas que julgam ser insignificantes mas que vistas "com olhos de ver" (e não com os outros..heheheh) têm muito valor, aliás, melhor ainda, vê-las-ão de outra forma, mais leve e bem menos complicada!


Portanto, posto isto: AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAAH!


Bem haha hajam haha Demenetes ahahah!! ;p

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fuuuuu Fuuuu... sopra e apaga o fogo!


Antes de mais, peço desculpa pela ligeira ausência... porque ando a "bulir" como uma mula, que a estúpida da minha colega resolver tirar férias nesta altura do ano...pfff...


Enfim, caros e caras dementes, voltando ao assunto do título, então não é que me incendiaram o estendal a roupa?!!?!?!!! Ah, pois foi! Deve ter sido um camelo qualquer do prédio ao lado, que fumou na janela e besta como é, como não deve saber o que é um cinzeiro, atirou a beata do dito p'rá rua, mas antes de cair láááá em baixo... deve ter ficado ou batido numa das peças que tinha estendido e PUUFFFF... não se fez o Chocapic, mas deu-se ali um belo de um mini-incêndio, a sorte é que estava gente em casa, que tentou apagar o mini-"fire" com copos de água...LOL ou melhor hahahahahahahahaahah, adorava ter visto a cena!!!!!!!

Bem e assim se foram as toalhas e individuais...ainda por cima tudo de algodão egípcio...chiça!!!! Lá vou eu ter de ir ao E.C.Inglés gastar uns trocos em conjuntos de toalhas de algodão egípcio... enfim...

Bem hajam, e cuidado com as beatas!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Condutores c.d's "inexperientes"...


Se não souber conduzir... não se procupe, faça como os nossos amigos do corpo diplomático, que como têm aquela matrícula com letrinhas e nºs vermelhos, pensam que colocando no vidro traseiro um papel formato A4, com a palavra "INEXPERIENTE"... (como vi neste fim de semana, à porta do C.C.Colombo) está tudo bem, do género, vai uma pessoa na sua mão (descansadinha da vida), quando de repente salta do outro lado da estrada, um membro do corpo diplomático, e vem-nos dar um beijinho com toda a força!!! E aí, ao verificarmos que afinal ele lá tem o papelzinho dizemos: "AAAAAAAhhhh, ele tem o papelzinho, assim sendo, pronto, tem desculpa, pois...ele avisou que não sabia e tal!", pensando melhor, acho que são eles que podem fazer toda a m#$&# que quiserem que nunca sofrem grandes consequências não são? Caso não sejam perdoem-me a ignorância (e quase injúrias) mas tenho essas sensação, que ouvi alguém dizer que sim...

Enfim, já sabem, por via das dúvidas coloquem lá o papelito, pode ser que se tiverem um azar qualquer... vos desculpem...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Le Ganush Island...

Quero ser como o Sir Richard Branson, criador e dono da Virgin Records!
Comprar uma ilha, mandar p'ra lá animais selvagens de várias espécies (mas que estejam posicionados bem abaixo dos humanos na cadeia alimentar, claro!), quero construir uma mansão magnífica, quero também uma casa de hóspedes modesta, tal e qual a dele, com três pisos e uma vista onde a piscina se funde com o oceano... Ah! E as casas de banho? Sem paredes..isso é que é!! Não há problemas de cheiros nem de limpezas, para ambos, a natureza encarregar-se-á de tratar! Interponharei uma ordem de restrição a tubarões de todas as espécies, mesmo que sejam caçõezitos, até porque não gosto dessas sopas que não sejam "da avó" e irei num aspecto, mais além que ele!!

Como que, "ao infinito e mais além!!!"

Sim, mas olhem que apesar de tudo falta-lhe criatividade...

...Em vez de uma casa de banho onde a única maneira de se sair é amarrando um cabo è cintura e deslizando por uma corda até quase à outra ponta da ilha, tendo uma vista espectacular da água transparente que beija suavemente a areia branca daquela propriedade que é o sonho de qualquer pessoa... A sanita terá um sistema pujante de molas (tipo ejecção) e o autoclismo terá paraquedas descartáveis, (higiene acima de tudo certo?) com o simples clique de um botão, saltamos como se de um canguru do futuro nos tratássemos e o paraquedas abrir-se-á e e pairaremos no ar, tendo a tal vista maravilhosa da areia e água transparente e tudo...

E claro, depois quero criar uma linha de vaivéns espaciais e cobrar 200 mil dólares por pessoa para lá darem uma voltinha e adquirir um submarino (c/3 lugares) para mero divertimento, tipo, para passar o tempo!
"Le Ganush Island" - é como a vou chamar!

Já estou a imaginar: Festas temáticas de arromba, corridas de sacos de serrapilheira, jogar à malha, apanhar caranguejos nas rochas, jogar às escondidas... enfim, uma panóplia de actividades que poderei fazer com amigos e família... Ai...


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rasgo # 7


SEROTONINA... há momentos, no meu dia a dia, que isto aqui dentro da cachimónia deve produzir disso às carradas!!!!!!!!!!!!!!!!!! Caráitasssss!!

P4R4 05 D3M3NT35


Hoj3 tr4go-v05 1 d3s4fio, c0n53guir3m p3rc3b3r como 4 n0554 m3nt3 4p354r d3 muit45 v3z35 r45g4d4 d3 t40 d3m3nt3 c0ns3gu3 53r 5impl35m3nt3 f45cin4nt3, 3 4d4pt4r/conv3rt3r 05 nº5 3m l3tr4s, d3 t4l f0rm4 qu3 n05 p3rmit3 l3r nº5 c0m0 l3tr4s…
“H4´ c0i545 f4nt4´stic45, n40 h4´?!”

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Conforama... não obrigada!


Pois é, ontem estive na Conformama "mêmo ao ladex" do Continente de Alfragide, e saí de lá com um aperto no estômago... e não era só porque estava cheia de fome!

Epáh, então não é que enquanto um senhor nos estava a atender começa a tocar o telefone da loja (perto do computador dele)? E tocava, tocava, tocava, aquilo sinceramente já me estava a incomodar, mas pensei "Bem, ele está a atender-nos... ao menos, vá lá, não liga nenhuma ao telefone! Em primeiro lugar estão os clientes...", quando de repente, vejo uma colega do senhor que nos estava a atender, chamemos-lhe Agapito (tinha cara de Agapito...) com um telefone ao ouvido, que a rir-se ironicamente lhe pergunta: "Então?!", ao que o Agapito respondeu: "Ah.. era p'ra atender o telefone? ao mesmo tempo que gesticulava com a mão na nossa direcção, como se dissesse, ESTOU A ATENDER!!" ao que a insolente colega (chamemos-lhe Esdrúbalfêmea) novamente com um sorriso irónico e de gozo respondeu: "Agora já não vale a pena!!! (e deu uma mini gargalhada - de acordo com a sua espécie - esdrúbal - e continuou) Demoras muito aí? Tens ali outros clientes para atender!!", o Agapito limitou-se a dizer: "Ah, está bem, assim que puder vou lá"... Ora, perante esta situação, o que queriam que fizesse? Que ficasse calada? Então quando a culpa foi da maionese não fiquei e ia ficar agora?


Comecei então o meu reportório, ao mesmo tempo que os outros elementos da família, que me acompanhavam já me abriam os olhos tipo "Shiiiuuu... não digas nada!", o que obviamente não adiantou... virei-me para o Agapito e disse: "Grande lata.. já viram? (virando-me p/os m/familiares), vai demorar o tempo que tiver de demorar! E se eu quiser comprar este mundo e o outro? Olha agora hãn...?!?!" O Agapito sorriu... e a esdrúbalfêmea (que depois percebi que ainda por cima era a gerente :S ) nada disse...


Contudo fiquei na mesma com um nó na barriga, pela falta de consideração que a dita teve para com os clientes...


Há com cada uma...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Deixem as crianças em paz!!!!




Compreendo perfeitamente o mediatismo gerado à volta dos míudos, mas o desgraçado do CR ainda nem tinha olhado bem para o seu "crianço" já estava a ser bombardeado com flashes.


Uma coisa que as "celebridades" têm contra eles(as) próprios(as) é precisamente a falta de privacidade, a partir do momento em que adquirem fama, a imprensa fá-los sentir que por isso perderam o direito à privacidade. Não quero de modo algum acusar ou defender ninguém, apenas imaginar o quão enervante deve ser andar com metade dos fotógrafos (ou mais de metade) do mundo atrás de nós, porque comprámos uma pulseira nova, ou fomos passear o cão de havaianas amarelas, ou comemos numa churrasqueira ali na Damaia...fogo!!

Deixem as crianças em paz páh! Só de me imaginar na situação dele, (falando da reportagem do canal nacional com o nº3 - AQUI) só me apetece é bater-lhes (nos jornalistas)...

O que é que nós (público) temos a ver com o filho de outra pessoa? Se foi comprado, se foi barriga de aluguer ou fruto de um caso que o pai teve com outra pessoa?! O que é que isso contribui para a nossa felicidade(público)? Ganhamos o que eles ganham por saber disso? Melhoramos de alguma forma a nossa vida? Tiramos alguma coisa de máxima sabedoria daí? Se calhar se não houvesse tanta pressão, se as revistas vendessem e os canais de televisão tivessem tantas audiências quantas têm a pressionar "figuras públicas" não o fazendo, correndo o risco de lhes sair "o tiro pela culatra" talvez as ditas pessoas famosas, lhes dessem mais margem de manobra de vez em quando... nenhuma celebridade quer que se deixe de falar nela, e como tal, não iam deixar de se mostrar... de uma forma ou de outra, todos acabariam por procurar a imprensa, e não o contrário...


Mas sei que as coisas não funcionam assim, sei que há papparazzis chatos (aliás, é o seu apelido - chatos) e sei que existem papparazzis contratados pelos próprios VIP's...

Enfim, esta ideia talvez funcionasse desde o início do sensacionalismo, mas depois de a imprensa ter descoberto que é isso que vende...óó ó.. tá bem tá!

Paraguai Vs. Espanha

Impressionante o relato do locutor espanhol... LOL

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Iker.. más un besito...

Extraordinário momento televisivo, o beijo inesperado que o guardião das redes espanholas ofereceu à sua namorada Sara Carbonero, famosa jornalista espanhola. Em declarações pós-vitória do campeonato do mundo 2010 de "La Roja", o guarda-redes não conteve a emoção que sentia, e ao transmitir em quem pensava naquele momento, depois de mencioar os pais e irmão, ficou visivelmente comovido e acrescentou "..a mis amigos e a ti", e pimba, espetou-lhe uma beijaça surpresa... tanto que a rapariga só reagiu com um "Madre Mia.."
Ora podem "lookat the trailer"... AQUI
Agora já sabem meninos, depois desta, casamento, nascimentos, baptizados, e tudo e tudo... ao vivo!!!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Polvo Paul



Bem, a saga do polvo mais famoso do mundo continua! Adoro este sensacionalismo, e o polvo também deve estar a gostar bastante, lá vai comendo mexilhão "à pala"...

Agora escolheu a caixa com o "mexilhão espanhol" o que significa que tudo indica (para o reino do mar... e alguns terrestres) que "nuestros hermanos" vão ser campeões mundiais de futebol! Querem a minha opinião?!

Vou dá-la na mesma, nem vale a pena pensarem se sim ou sopas,... eu acho que o Paul foi comprado!

O mexilhão deve ser comprado a algum grandaço da Fifa... só pode!!

"Ah e tal leva este e pões na caixa com a bandeira tal..." assim é bem mais fácil de desviar as atenções dos erros de arbitragem e outros tantos que têm acontecido neste Mundial2010!! Será coincidência o polvo chamar-se Paul? Não me parece!

É que Jean era demasiado evidente... e assim tendo o segundo nome do Director do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa passa mais despercebido!! E assim fica desvendado o mistério do polvo adivinhador de equipas vencedoras do mundial (uuufff!)...

Já deu também para perceber, que este senhor além de ex-futebolista, por sinal muito bom, é também um grande conhecedor de mexilhão... e de polvos...

E que tal a FPF contactar o Paul? Não o polvo, o homem, para ver se "damos cartas" na próxima competição que envolva a selecção nacional? É preciso é que não se faça depois do Mundial um arrozinho de polvo lá para a Alemanha, caso contrário vamos ter de pensar noutro animal...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Colorful friends?? WTF?!



Porque se chamam amigos coloridos a pessoas de ocasião? Sim! Pessoas de ocasião, e não amigos coloridos! Não acho nada bem referirmo-nos a alguém como um amigo colorido!! Imaginem se por acaso é de outra raça..? Não fica um
comentário um pouco.. sei lá, não é racista, assim a modos que, no sentido prejorativo talvez?!

Estes "amigos(as)" na verdade, são pessoas de ocasião, mesmo que sejam nossos(as) amigos(as), se acontecer alguma coisa mais a atirar para o romântico, ou selvaticamente sexual, naquela ocasião, como explicar sem dizer que "era o que estava a jeito", digamos que quando se proporciona um envolvimento mais íntimo entre pessoas que são apenas amigas e querem continuar a sê-lo, "depois de", naquele preciso momento tanto um como outro são pessoas de ocasião!! Pronto!! Ufffffff!!!!! Perceberam?!

"Ah e tal ele(a) é um(a) amigo(a) colorido(a)!", agora que já vos expliquei já podem responder "Ah sim?! De que cor é?!!!"


Bem hajam coloridos!!

escadas rolantes?


Porque não, escadas rolantes flutuantes, com duche e uma pequena copa pelo caminho, revestidos de uma cúpula espelhada (com aquele sistema: I C U BUT U DON´T C ME), que se "montassem" num ápice desde nossa casa até ao nosso destino?

Já estou a imaginar uma data de pessoal com os seus pijaminhas de ursinhos e coraçõezinhos e áté risquinhas (mesmo os mais machos...rs), e aqueles barretinhos à duende...

Eu sei, estou mesmo a divagar, ok... mas então, porque não então, uma passadeira? Daquelas que existem nas estações do Metro?!!

Aguém se atreve a acordar-me???!?!??!?!?!?!

"Homemnada" Olé!!!!!!



Começou ontem, quarta-feira, a corrida anual de touros em Pamplona - Espanha.
A festa já conta com dois feridos, mas isso com toda a certeza não deve ser o suficiente para demover as multidões que fazem questão de ver e participar neste "evento".

Ao contrário das touradas tradicionais, onde só gosto de ver as pegas dos forcados, acho este evento dos "nuestros hermanos" deveras interessante, uma vez que é das únicas vezes em que podemos assistir a "Homemnadas", penso que já tenham percebido o sentido da palavra, mas mesmo assim passo a explicar... Então quando se toureia um touro não se lhes chamam touradas? Pois bem, em Pamplona, soltam-se os touros, e acabam por ser eles a tourearem a multidão com os seus cornos e mais 500 ou 600 kg de instinto selvagem, fazendo as pessoas correrem, literalmente, pelas suas vidas...

Por isso eu digo "Olé Homem!! Oléééé!!!"

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dementemente inteligente!




"Carioca da gema" dotado de um talento incrível e acompanhado por músicos espectaculares deixo-vos: Marcelo D2

"Eu Tive um Sonho

Essa noite eu tive um sonho.

Um sonho diferente, sonhei com um camarada que não vive mais com a gente.

No sonho ele me disse queo céu é muito quieto,lá não tem Break,não tem som,nem cara esperto.

Eu fico pensando aqui na terra eu era forte.

Todos me conheciam da Zona Sul a Zona Norte.

Eu até pensava em gravar um disco.

Mas chegou uns camaradas pondo um fim em tudo isso.

Mas eu vou ser um pouco atrevido,vou fazer o céu ficar um tanto divertido,ele virou as costas e foi todo agitado,e foi dizendo pros anjos vocês estão muito atrasados.
Vou ensinar o custume do meu mundo esperto,onde vivia com o peito e com o coração sempre aberto.

Tirem essas camisolas veste um corão bota uma lupa na cara e usa puma de salão e tem também a giria de ladrão: E ae cumpadi como é que é sangue bom.

E o meu estilo rap que é uma coisa e tanta.

E o meu estilo rap que é assim que se canta.

Eu canto assim porque eu fumo maconha.

Adivinha quem tá de volta explorando sua vergonha.

E tem também uma dança diferente uma coisa alucinante que mexe com a gente e depois de dizer aquilo fizeram o julgamento e os Anjos gritaram: queremos Break violento.

Estão dançando e já estão bons,mas agora no céu todos fazem break de chão estão rodando de costas ainda estão em treinamento e mas esperto é Deus que já faz moinho de vento.

Vou dizer uma coisa como se fosse piadinha:Ele me mostrou uma foto com Jesus de escovinha.

Eu acordei.

Depois de tudo isso e do meu amigo muita saudades eu sinto.

Eu dise: Adeus Skunk nunca mais vou te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer!Adeus Skunk nunca mais vou te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer!

Eu disse:Adeus Skunk nunca mais vou te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer! Adeus Skunk nunca mais vou te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer!

Ae eu grito:Hey Hou! Hey Hou

Eu disse:Heeey Hoou! Heeey Hoou!

Eu disse:Heeey Hou! Heeey HouEu disse:Heeey Hoou! Heeey Hoou!

Deus que te ponha no lugar que merecer

Deus que te ponha no lugar que merecer"


Lindo!!

Mudanças



Porque é que quando finalmente estamos num poiso que acabou de ficar arrumado das mudanças de há, precisamente, um ano atrás, nos dá na telha e pensamos "Ah, e tal, vamos mudar-nos outra vez!!" ??

Alguns diriam que é perfeitamente normal, que provavelmente tenha sido um "momento de oportunidade", mas convenhamos que, mudanças, por muito que me digam o contrário, é um tormento... mas daqueles violentos! É que além de teres de carregar, ainda tens de fazer uma selecção daquelas coisas que pensas sempre serem imprescindíveis para a tua sobrevivência, mas que não usas há 40 000 anos... E depois ficas naquele impasse : deito fora, dou ou fico com isto (para o caso de vir a ser preciso "algum dia")? E digo-vos uma coisa, quando fico neste impasse, é bom que esteja num dia em que tenho paciência para tudo, menos para este tipo de indecisões, caso contrário, arranjo um saco de lixo beeeem grande (daqueles pretos) e vai de atirar com quase tudo lá p'ra dentro!! O que depois já aconteceu, foi lembrar-me que tinha alguma das peças atiradas para o saco, mas não ter a certeza se fora lá parar ou se num rasgo de lucidez, perante a cegueira de indecisão que possa ter tido na altura, guardei nalgum sítio da casa... enfim, este é só um dos, digamos alguns, problemas que vejo em mudanças...

Acho que são as mudanças em si, que me cansam e me enervam...

Quero fechar os olhos, e ter mudanças, arrumações e limpezas feitas, mas se faço isso ainda bato com a cabeça em algum lado e além de acordar ainda fico pior!

terça-feira, 6 de julho de 2010

A moca do calor


Bem, abateu-se sobre este pequeno país, uma onda desesperante de calor, diz que vem de África...

Ora bem, o que é que isto provoca? Além da dilatação dos corpos?! Provoca uma descontrolada e ridícula moca de calor, que faz com que as pessoas que não nasceram com o rabinho virado para a Lua, ou seja, que têm de trabalhar, se sintam "moles" e "bêbedas" de calor, tudo é motivo de chacota, tudo faz rir às gargalhadas, ao ponto de se chorar a rir...

Só se está bem na praia páh... mesmo que isso implique ouvir crianças a dizer "Olhó o carangueijo; olha o meu balde; a areia está quente; CUIDADOOO com a onda; sou o(a) maior; GANDA OOOONNNNDAAAAA; etc etc...", ao menos sempre dá para refrescar corpo... e mente... :)


Bem hajam D.s!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Ah pois não..."


Imitando "marid'Alexandra"...

A Argentina NÃO PODE ser campeã.. e o Brasil foi eliminado

Sinto-me constantemente surpreendida e indignada deste o começo desta competição mundial: além das arbitragens surreais, uma das equipas favoritas acaba de ser eliminada!
A "laranja mecânica" acordou o Brasil do sonho de se sagrar Hexa-campeão Mundial neste ano, e defrontar-se-á agora com o vencedor da partida Uruguai Vs. Gana...

Resta saber se a outra favorita - Argentina - chegará à final e se se tornará vencedora, o que espero que não aconteça, não só porque me lembram jogadores do FCP, que se atiram para o chão porque tropeçaram no nada, como pelos facto de me lembrarem os espanhoís no que toca à rivalidade que existe entre eles e os brasileiros, mas a principal razão pela qual torço (e até acho que vou começar a rezar por isso...) para que não vençam este campeonato é mesmo pelas alegações feitas por "Don Diego":
"(...) Após prometer que vai desfilar nu pelas ruas de Buenos Aires caso a Argentina conquiste o título da Copa do Mundo da África do Sul, o técnico dos hermanos, Maradona, disse que "daria um braço" para conduzir seus pupilos ao título.(...)".
Quer dizer, como se não bastasse a possível visão (do inferno) de ver Maradona, nu, a correr pelas ruas de Buenos Aires, ainda teríamos de o ver nu, a correr pelas ruas de Buenos Aires sem braço!!!! Epá... digam-me que isto não é possível!! Por favor!!!

Peço-vos que torçam comigo para que a Argentina não se torne campeã, ou, para no caso de conseguir, alguém "enjaular" o Maradona durante no mínimo quatro anos...


Bem hajam, e que ganhe o melhor!